Foto: Júlia Soares (divulgação)
Da esquerda para a direita, Eduardo da Costa, novo procurador; vice-governador eleito, Ranolfo Vieira, governador eleito, Eduardo Leite; Otomar Vivian, novo chefe da Casa Civil; e as novas secretárias de Planejamento, Leany Lemos, e de Comunicação, Tânia Moreira
O governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira, mais três nomes para compor o secretariado do futuro governo. Para a Secretaria de Planejamento, o nome escolhido é o de Leany Lemos, que foi secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal até julho deste ano. Tânia Moreira, ex-secretária de Comunicação de Porto Alegre na atual gestão, vai assumir a pasta de Comunicação no Palácio Piratini. Já o novo procurador-geral do Estado é Eduardo Cunha da Costa, servidor de carreira da Procuradoria-Geral desde 2007 e atual procurador-geral adjunto.
Ex-candidato a deputado da região deve trabalhar em Brasília
- São secretarias estratégicas porque afetam todo o governo, por terem uma atuação em conjunto com outras pastas - destacou Eduardo Leite, ressaltando o perfil técnico dos novos secretários.
Segundo Eduardo Leite, a próxima secretaria a ter seu ocupante anunciado será a de Governança e Gestão Estratégica. De acordo com Eduardo, o nome está definido.
- Estamos formatando a composição do governo com muita tranquilidade e serenidade - disse.
Além dos três secretários anunciados hoje, o governador eleito já anunciou outros dois: o economista Marco Aurélio Cardoso, para a Fazenda, e Otomar Vivian, ex - deputado e ex-prefeito de Caçapava do Sul, para a Casa Civil. A exemplo de Leany Lemos, Cardoso também veio de outro Estado, no caso o Rio de Janeiro, onde era superintendente de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ex-secretário de Sartori será o número 2 no Ministério da Saúde
QUEM SÃO OS NOVOS SECRETÁRIOS
Procuradoria-geral do Estado
Eduardo Cunha da Costa é Procurador do Estado desde maio de 2007. Entre 2011 e 2014, atuou no Tribunal de Contas do Estado e desde dezembro de 2016 é Procurador-Geral Adjunto. Costa é doutorando em Direto pela Universidade de Roma e foi professor convidado da Universidade Columbia, de Nova Iorque, e da Universidade de Paris II.
Colunista comenta a escolha de ex-prefeito de Caçapava para a Casa Civil
Secretaria da Comunicação
Tânia Moreira é Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas. Começou sua carreira no Jornal do Almoço, na RBS TV, onde ficou por 15 anos. Foi Diretora da TV Assembleia e Diretora da TVE. Fez eventos para clientes como o Ministério do Trabalho, Famurs, Massey Ferguson. Faz cursos de Media Trainning e Oratória e possui experiências na coordenação de campanhas políticas na área de rádio e televisão desde 1990, inclusive na de Eduardo Leite. Além destas experiências, também foi secretária de Comunicação de Porto Alegre.
Construção de nova unidade para menores infratores em Santa Maria dependerá de Bolsonaro
Secretaria do Planejamento
Leany Lemos é Mestre em Ciência Política (1988) e Doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília. Fez pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders (2009-2011). Recebeu o prêmio ALACIP de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, 2005. Foi pesquisadora colaboradora plena do Instituto de Política/ UnB entre 2008-2013, e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal de 2015 a 2018. É servidora de carreira do Senado Federal desde 1993 e professora do mestrado em Gestão Pública no Instituto de Direito Público (IDP), desde 2017.